A internet dá uma mãozinha para quem quer encontrar um fornecedor ou vender produtos de empresa para empresa.
Autor: Viviane Maia
Revista: Pequenas empresas & Grandes negócios
Edição 226 de Novembro de 2007 pág. De 92 a 95
A internet é uma importante ferramenta para as negociações entre empresas hoje em dia. Através dela é possível romper barreiras geográficas, facilitar transações comerciais, realizar cotações com diversos fornecedores e ampliar o mercado de atuação das empresas, proporcionando segurança e comodidade ao comprador.
Existem vários sites que possibilitam o acesso através de cadastros onde geralmente oferecem prestações de serviços, informações, cotações, compra e venda de produtos, em que ás vezes podem ser terceirizados estes tipos de negócios como, por exemplo: O uso de e-marketplace (O proprietário do site não participa das negociações entre uma empresa e outra, eles apenas ganham uma parte da negociação)onde a Accor, Basf e Delphi estão inseridas, o que se torna viável para que estas empresas não fiquem fora da vida eletrônica.
Atualmente as empresas que participam de transações comerciais pela internet dominam dois conceitos muito importantes, o “e-business” e o “e-commerce”. E-commerce é uma loja virtual com diversos produtos e serviços onde se pode atender a vários clientes em pouco tempo e todas as suas tecnologias de hardware e software, questões legais, processos de encriptação e proteção de privacidade, já o e-business são as metodologias, organização, cenários e processos de negócios em que esta loja virtual atua, como por exemplo: Data Warehouse e Data Mining.
A internet é um dos meios de divulgação de melhor custo-benefício, pois através dela é possível atingir consumidores de diferentes, cidades, estados e países de forma rápida, prática e barata se comparado a outros meios possibilitando que as empresas não fiquem “presas” a sua área de localização. Grandes redes e corporações criaram em seus próprios sites, portas para que o pequeno empresário possa oferecer os seus produtos e serviços e conseqüentemente se tornarem fornecedores, quebrando a barreira que existia na relação entre pequenas e grandes empresas.
Segundo Bolonhez- “ A agilidade do processo garantiu que o relacionamento entre as pontas fosse mais afinado com o tempo.”
“Albertin (2000a) definiu que comércio eletrônico é a realização de toda a cadeia de valores dos processos de negócio em um ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e de informação, atendendo aos objetivos de negócio. Os processos podem ser realizados de forma completa ou parcial, incluindo as transações negócio-a-negócio, negócio-a-consumidor e intra-organizacional, em uma infra-estrutura de informação e comunicação predominantemente pública, de acesso fácil, livre e de baixo custo.” ( retirado do site: www.rae.br/artigos).
O comércio eletrônico ainda pode se desenvolver muito, já podemos até imaginar a tecnologia que nos proporcionará uma imagem holográfica do produto para termos certeza de compra do mesmo, e isso nos mostra que o Brasil realmente tem um futuro tecnológico brilhante e nós brasileiros teremos o prazer de viver na sociedade virtual.
Grupo Reciclaminas: Reciclagem de pneus SENAI.
Bruna Lima, Letícia de Paula, Jhuliet Gomes , Nardelle Nunes e Lucas Pimentel.
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